Páginas Salteadas | mexilhões com amor-próprio


"Costumas cozinhar para ti a tua refeição favorita"? Sim, minha deusa de Luz. E hoje preparei um dos meus pratos favoritos de coração cheio e com os pensamentos demorados em ti, Rute. Porquê? Porque há um ano abri as janelas do meu coração, para receber esse teu fulgor transformador, e descobri que só o amor, em todas as suas extensões e formas de expressão, tem a varinha de condão encaminhada para o infinito. Aninhaste-te em mim enfeitada de claridade e eu só peço ao universo que me incendeie todos os dias com o teu brilho de mulher-guerreira. Ao Simplifica a Tua Vida, o teu mantra para a felicidade, devo a paz e a cura que nas minhas águas navegam. Não há turbulência e as velas do meu navio agitam-se, finalmente, à boleia das canções do vento que sei de memória. E em gratidão me enlevo, por sentir-te brisa, fogo e chuva no meu convés.

Lembraste de me teres confidenciado que se pudesses engarrafavas o cheiro da praia, para andar sempre contigo? E que o teu sabor predileto é o dos morangos vermelho-vivo acabados de colher? Daqueles doces e sumarentos? É neles que para ti vive a recordação de uma felicidade tamanha e de uma fonte de desejos que nunca se evapora. Cos(z)i os sentidos, fiz uma manta de retalhos de palavras e lancei ao mar promessas de equilíbrio. Graças ao teu chamamento de sereia, mergulhei no meu corpo e harmonizei-o. Deixei de “vestir a energia do lado do avesso”, como me ensinaste. E no meu jardim a esperança germinou.


Se almejam o bem-estar e a libertação de pensamentos tóxicos, a Rute Caldeira tem a alquimia que, em vós, brisas, pode agora parece-vos ausente. Mas todos nós somos colibris, que, mesmo nos instantes-temporal, encontram um farol de alegria no horizonte. Estas duas receitas querem-se cordas marítimas, que vos guiarão de volta ao porto dos milagres. Sempre.

Mexilhões com Amor-próprio 
1 noz de manteiga de soja
2 dentes de alho picados
1 chalota aos cubinhos
1 mão-cheia de tomilho fresco picado da nossa horta biológica
1 mão-cheia de salsa orgânica picada
1 folha de louro
Sal fino dos Himalaias [Maria Granel] e pimenta-preta acabada de moer
1 kg de mexilhões limpos
250 ml de cerveja preta
50 ml de natas de coco bio
Orégãos q.b.
Pack de fruta e legumes desidratados morango e lima [Um Grama]

Elixir das Deusas de Luz (Água aromatizada)
Água fresca
Sumo de um limão
Morangos
Laranjas
Dois paus de canela
Hortelã da nossa horta biológica
Tomilho-limão edição limitada Ninho do Vento [Maria Granel]

Ao jeitinho do Ninho do Vento

Para começar, o ingrediente que não deve faltar no caldeirão dos paladares inebriados é o amor pelas pequenas coisas; as que são tão nossas e aquelas que nos inspiram sem aviso prévio (e ainda bem que não se fazem anunciar). De seguida, derretam a manteiga de soja numa frigideira grande. Adicionem as chalotas e esperem até que elas adquiram a transparência ideal. Recolham metade do tomilho e da salsa, e a folha de louro, e juntem ao vosso caldo mágico. Polvilhem agora com uma pitada de sal e de pimenta-preta moída. Sentem o odor a maresia que invade a vossa cozinha? Já me sinto a viajar pelo mundo.

Chegou o momento de adicionarem os mexilhões frescos e a cerveja Guiness à frigideira. Deixem levantar fervura, reduzam o lume e vedem. Deixem ao lume entre três a cinco minutos. Tenham em atenção a espécie de bivalve que adquirem: no caso de estarem a cozinha com moluscos de dupla concha, retirem do calor apenas aqueles que abriram. Para finalizar, acrescentem as natas de coco, assim como o resto do tomilho e da salsa. Provem o molho e retifiquem o tempero, para que fique ao vosso gosto por inteiro.  

Sugestão de empratamento: Um prato largo, que se assemelhe a uma versão para sopa, de preferência com tons de azul cristalino e apontamentos marítimos. Podem servir esta iguaria recheada de amor-próprio com pão escuro, mais ácido, e manteiga de soja com flor de sal.


«Liberta-te do medo, escuta o teu coração, abdica do controlo e sai da tua mente. Experimenta! Neste segundo passo, a ideia é experimentares mover-te fora do medo. Experimenta mover-te da forma que os sonhos te fazem mover, da forma que a paixão te faz mover, experimenta mover-te pela força do teu coração, com aquele impulso inexplicável de quem decidiu ser e fazer o que tem vontade, sem pensar nos "ses", experimenta mover-te pela intensidade de quem vive no agora liberto do amanhã, pela verdade das tuas mais secretas vontades. Move-te e dança com a liberdade, move-te e dança contigo mesmo, move-te e dança com a vida.»
 
Assim o farei, minha Rute. Namastê!



Acompanhem as receitas das restantes bloggers do projeto Páginas Salteadas:
Catarina Sousa, Joan of July
Vânia Duarte, Lolly Taste
Andreia Moita, Andreia Moita Blog

16 comentários:

  1. Respostas
    1. Meu amor! Com a tua luz a meu lado, tudo é possível. ❤

      Eliminar
  2. Muito feliz que a primeira receita do nosso projecto venha acompanhada por este texto tão bonito! Parabéns, Joana do vento e também do mar!
    http://andreiamoita.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, minha querida! Fico tão feliz por remar na mesma direção que tu.
      Ansiosamente à espera das três receitas do mês de julho. ♡

      Eliminar
  3. Adoro. Sem palavras meu amor, que texto lindo <3

    ResponderEliminar
  4. Estas fotos deliciosas deixaram me de água na boca! Mal posso esperar pelo fim de semana para experimentar. Muitos parabéns por este projeto! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe tão bem sentir que a nossa missão foi cumprida. Obrigada pela tua doce visita, minha querida. És sempre bem-vinda pelo meu [nosso] cantinho.
      Beijinho grande

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Que bom! Tens de experimentar recriar a receita, querida. (:

      Eliminar
  6. Não sei o que acho melhor se foi o que escreveste ou do próprio mexilhão. :3

    Beijinhos
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês enchem-me de mimos bons.
      Um beijinho gigante ❤

      Eliminar
  7. Adoro a forma como escreves... senti o cheiro da maresia a invadir subtilmente o meu espaço!
    A Rute também teve um papel muito especial na minha vida! Aprendi tanto com ela... ainda a aprender. Linda a forma como pegaram na receita e a conjugaram com o livro desta menina tão especial. Parabéns! Beijinhos
    http://armazemdeideiasilimitada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei derretida com este comentário. Espero poder ter-te mais vezes por aqui. Acompanha os próximos momentos do projeto "Páginas Salteadas", minha querida. ❤

      Eliminar
  8. "cos(z)i os sentidos, fiz uma manta de retalhos de palavras e lancei ao mar promessas de equilíbrio"
    Joana, dás cabo do meu coração! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coisa boa! Fico tão feliz com o teu comentário. (: ❤

      Eliminar

Instagram