receita de bolo saudável de banana e aveia


O prometido é devido. Hoje partilho convosco uma das receitas que mais prazer me deu magicar na cozinha. O amor imenso que tenho à alimentação saudável cresce vivaz dentro de mim, acompanhando assim a minha vontade de experimentar novas combinações de sabores e de ingredientes. 

A aveia tem sido a minha mais fiel companheira de 2016. Penso que já experimentei todas as formas recambulescas (e deliciosas!) de fazer papas de aveia, ainda que o meu modo de preparação favorito tenha no leite de coco, na maçã, na canela e no agave os seus maiores trunfos. E a verdade é que não há nada como uma tigela desta pequena maravilha para aconchegar o coração nas manhãs de outono, aquelas em que afastamos as cortinas e o vento teima em enamorar-se pelas folhas secas lá fora. Abrimos a janela e recebemos o inebriante cheiro a castanhas, a erva-doce e a abóbora. Sentimos os braços de quem nos ama entrelaçados à nossa cintura e agradecemos os momentos de prazer com os quais a vida nos presenteia; com a agulha do gira-discos a dedilhar um vinil de Françoise Hardy. 

Há umas semanas, numa noite gélida de domingo, decidi inundar a cozinha com o calor do forno e o aroma a banana, um fruto que traz mil e um benefícios para a saúde, ainda que seja necessária alguma cautela no que toca ao seu consumo. Se querem colocar um sorriso no rosto desta irmã do vento, só precisam de caramelizar banana com uns fios de agave biológico e uma pequena porção de granola caseira. Mas, neste caso, decidi esmigalhar duas bananas maduras e combiná-las com um leque de ingredientes saudáveis: a aveia, saciante e rica em fibras, e o amendoim, fontes de proteína e, fértil em vitaminas e minerais, tais como magnésio, ferro e fósforo.

Ingredientes
Dois ovos
Uma chávena de chá de adoçante
Uma chávena de chá de leite de aveia (ou amêndoa, se preferirem)
1/2 chávena de chá de óleo de linhaça bio
Uma chávena de chá de farinha de trigo integral
 Uma chávena de chá de aveia em flocos finos
Uma colher de sopa de fermento em pó
 Uma colher de chá de canela em pó
 Sete amendoins sem sal
Duas bananas maduras esmigalhadas

Decoração
Um iogurte vegan de coco
Uma caixa de framboesas frescas
Tomilho (uma dica preciosa da Sofia, do Às nove no meu blog)

Modo de preparação
Batam os ovos juntamente com o adoçante numa velocidade relativamente elevada; insistam até o volume da massa triplicar. Reduzam a celeridade dos movimentos da batedeira e, acrescentem gradualmente o leite e o óleo. Num recipiente à parte, peneirem a farinha, a aveia, o fermento e a canela. Criem um buraco ao centro e deixem escorrer a mistura que prepararam no início da receita. Envolvam tudo até conseguirem uma mistura consistente, acrescentando as bananas esmagadas e os amendoins. De seguida, untem uma forma com um tamanho à vossa escolha e levem a vossa poção mágica ao forno (médio, a 200ºC), durante cerca de trinta minutos. Acompanhem a transformação do bolo e não se esqueçam de utilizar a técnica do palito. Decorem ao vosso gosto e sirvam-se de uma fatia ainda quente. Que tal prepararem uma chávena de chá ou um Pumpkin Spice Latte caseiro?

Bom fim de semana, queridos leitores. Sejam felizes! 

2 comentários:

Instagram