viagens saudáveis pelo mundo

sábado, março 05, 2016


Se tal como eu, foodie incorrigível, são apaixonados por viagens e comida saudável, então este livro é um must have na prateleira da vossa estante da cozinha. Digam lá se não fica tão bem ao lado da bíblia da culinária e clássico da literatura gastronómica, O Livro de Pantagruel? Olhem uma vez mais e constatem como faz pandã com as lombadas da vossa coleção de volumes de Nigella Lawson, Gordon Ramsay, Sophie Dahl, Lorraine Pascal ou Jamie Oliver. Vá lá, apressem-se a adquirir um exemplar desta volta ao mundo em 272 páginas, de Daniela Ricardo, publicado pelas Edições Chá das Cinco (uma chancela da Saída de Emergência). Provavelmente, estarão a rever o último episódio do Masterchef Austrália, na SIC Mulher, ou a salivarem com as inovações da doce Filipa Gomes, no 24 Kitchen (eu faço-o com todo o prazer do mundo), mas, pelo menos hoje, saiam do sofá e corram até à livraria mais próxima.

Especializada em cozinha natural, a autora de Viagens da Comida Saudável trabalha há 18 anos no IPO do Porto como enfermeira. Cedo percebeu que uma alimentação consciente, baseada na filosofia macrobiótica, era sinónimo de uma vida feliz e equilibrada. A paixão pelos ingredientes exóticos de outras culturas fê-la imbuir-se do espírito de Gonçalo Cadilhe e partir à descoberta de verdadeiros manjares dos deuses. Assim sendo, traçou um plano para a sua odisseia e decidiu explorar os mercados de países como a Tailândia, Perú, Índia, Nepal, Brasil, Marrocos, Vietname, Camboja e, claro, Portugal. À sua lista juntou então nove destinos e na bagagem trouxe consigo novas formas de confecionar refeições biológicas de comer e chorar por mais. Mas não fiquem alarmados a pensar que grande parte dos produtos utilizados nas receitas não existem por cá. Houve essa preocupação por parte desta guia turística e fada dos tachos, por isso fiquem a saber que a todos os produtos estão acessíveis ao público. 

Insisto nesta sugestão! Não deixem este livro a apanhar pó na vossa biblioteca. Tanto eu como a editora que o viu nascer, desejamos que ele seja manuseado até à exaustão, até porque, certamente, não irão ficar indiferentes ao aspeto das imagens que preenchem as suas páginas. Demorem-se nos apontamentos, nas fotografias pessoais, nas experiências enriquecedoras e nas dicas de Daniela Ricardo. Queremos então que adotem um estilo de vida nutritivo, relaxante e terapêutico, que revisitem e recontem as suas histórias mais inspiradoras. Coloquem o vosso bem-estar físico e a sustentabilidade do Planeta Terra em primeiro lugar.

Há uma leque de receitas ancestrais à vossa espera, como, por exemplo, cuscuz marroquino, moqueca capixaba, pão indiano, batata-doce com curcuma, salada agridoce de tofu, rolls vietnamitas, thai curry vegetais cozidos à moda das Furnas. Experimentem estas iguarias e deliciem-se!


---
VIAGENS DA COMIDA SAUDÁVEL
de Daniela Ricardo
Edições Chá das Cinco (chancela Saída de Emergência)
À vendas nas livrarias desde 19 de fevereiro

You Might Also Like

2 comentários

  1. Ainda não conhecia! Adoro cozinhar mas não tenho nenhum livro de cozinha do mundo - tenho sempre receio que os ingredientes sejam menos acessíveis, mais difíceis de encontrar. Mas vou espreitar este livro, gostei mesmo do conceito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um dos meus favoritos do momento. Não vejo a hora de embarcar na minha viagem para a Tailândia. Um beijinho*

      Eliminar